Ate entrar num Ashram e ter o meu primeiro contacto com a meditacao e que percebi que o conceito abstracto que eu tinha incutido a priori, estava completamente desviado da realidade. Aprendi que, basicamente na sua mais profunda essencia, a pratica de meditacao nao e mais do que exercicio mental para fortalecer e manter a saude da mente, tal e qual, por analogia se pratica exercicio fisico para fortalecer e manter a saude do corpo.
Existem varias tecnicas de meditacao no mundo e como tal existem varios objectivos de meditacao e consequentemente varios resultados. Tudo esta interligado, mas todas estas variaveis sao algo muito mais profundo do que encontrar boas sensacoes, sentir um fluxo de prazer pelo corpo e relaxar.
Inscrevi-me num curso de meditacao de 10 dias, na cidade de Jaipur, em www.dhamma.org, o qual descobri atraves de uma amiga do Cazaquistao que fiz ao longo da minha viagem.
Tinham-me falado que esta instituicao realiza cursos de meditacao completamente gratis, onde oferecem a comida, instalacoes e conhecimento, para ensinar a tecnica de Vipassana tal e como foi descrita e legada ao mundo por Budha, no seu estado mais puro de integridade, e vive apenas de doacoes pecuniarias de antigos alunos. A tecnica de Vipassana e a mais antiga da India (e tambem uma das mais antigas tecnicas de meditacao do mundo) e quase que foi perdida ao longo dos 25 seculos depois da morte de Budha, tendo sobrevivido de boca em boca por uma pequena elite de meditadores puristas que continuaram a formar os seus alunos. Na realidade a tecnica nunca correu o risco de morrer no esquecimento das mentes desatentas, mas ao longo dos anos, a sua essencia foi sendo alterada e misturada com outras tecnicas e portanto quase que se perderam vestigios da sua originalidade.
Tinham-me falado que esta instituicao realiza cursos de meditacao completamente gratis, onde oferecem a comida, instalacoes e conhecimento, para ensinar a tecnica de Vipassana tal e como foi descrita e legada ao mundo por Budha, no seu estado mais puro de integridade, e vive apenas de doacoes pecuniarias de antigos alunos. A tecnica de Vipassana e a mais antiga da India (e tambem uma das mais antigas tecnicas de meditacao do mundo) e quase que foi perdida ao longo dos 25 seculos depois da morte de Budha, tendo sobrevivido de boca em boca por uma pequena elite de meditadores puristas que continuaram a formar os seus alunos. Na realidade a tecnica nunca correu o risco de morrer no esquecimento das mentes desatentas, mas ao longo dos anos, a sua essencia foi sendo alterada e misturada com outras tecnicas e portanto quase que se perderam vestigios da sua originalidade.
O que aprendi no curso nao posso descrever tao facilmente aqui (porque tambem ha uma parte bem chata de canticos e licoes budistas dos quais nao sou nem quero ser o mensageiro) mas vou deixar uma ideia bem clara e o mais sincero desejo de toda a gente que tenha o espirito e a vontade de descobrir um pouco mais sobre o invulgar que e a mente humana e o quanto pode melhorar a sua qualidade de vida com a pratica de meditacao, que realize um curso de Vipassana. Esta gente e muito boa onda, muito honesta e nao tentam fazer lavagem cerebral, apenas querem que o mundo seja um lugar melhor e nao pedem nada em troca, apenas trabalho das pessoas que juntao o curso e todo o seu empenho.
O curso de 10 dias de Vipassana nao e um ritual baseado numa fe cega, nao e divertimento intelectual nem filosofico, nao sao umas ferias gratis num Ashram nem um escape aos problemas da vida quotidiana. O que as pessoas que juntem este curso podem esperar e a aprendizagem de uma tecnica que ajudara a erradicar sofrimento e a forma de enfrentar a vida e os seus problemas, uma forma de purificar a mente e ver as coisas muito mais claras no dia-a-dia e portanto ser uma pessoa muito mais tranquila e harmoniosa em todos os aspectos relacionados com a percepcao da realidade. Resumindo e uma forma de disciplinar e purificar a mente de vicios antigos nos mais profundos complexos que estao enraizados. Parece um pouco cor de rosa, mas nao e. De facto e um processo bem duro e dificil.
Antes de comecar o curso temos de ler um papel que nos explica as regras do centro, onde nao poderemos matar nenhuma forma de vida, nem roubar, nem falar com ninguem, (i.e. tem que se manter "noble silence" um conceito de silencio de fala e da mente que ajuda na concentracao) nem ler, nem escrever, nem comunicar de forma nenhuma, etc... Explicam-nos tambem os horarios e fazem-nos assinar um papel em como nos comprometemos a permanecer dentro do centro durante esses 10 dias com a perfeita consciencia que temos que respeitar todas as regras impostas. O curso sera bem duro a nivel fisico poir estarei 17 horas acordado das quais 10 horas passarei a meditar.
4:00 am | | Morning wake-up bell |
4:30-6:30 am | | Meditate in the hall or in your room |
6:30-8:00 am | | Breakfast break |
8:00-9:00 am | | Group meditation in the hall |
9:00-11:00 am | | Meditate in the hall or in your room according to the teacher's instructions |
11:00-12:00 noon | | Lunch break |
12noon-1:00 pm | | Rest and interviews with the teacher |
1:00-2:30 pm | | Meditate in the hall or in your room |
2:30-3:30 pm | | Group meditation in the hall |
3:30-5:00 pm | | Meditate in the hall or in your own room according to the teacher's instructions |
5:00-6:00 pm | | Tea break |
6:00-7:00 pm | | Group meditation in the hall |
7:00-8:15 pm | | Teacher's Discourse in the hall |
8:15-9:00 pm | | Group meditation in the hall |
9:00-9:30 pm | | Question time in the hall |
9:30 pm | | Retire to your own room--Lights out |
A duracao de 10 dias e essencial pois a meditacao Vipassana é ensinada passo a passo, sendo todos os dias acrescentado um novo passo, até ao final do curso. Quem nao aguentar os 10 dias nao compreendera todos os passos e entao tudo sera em vao. Além disso, ao meditar intensivamente, um aluno de um curso inicia um processo que só é completo no final do curso.
O espaco onde se realiza o curso esta a cerca de 15 km da cidade de Jaipur e chama-se Dhamma Thali . No centro de um bosque do Rajaquistao so se pode esperar imensa natureza. Todos os dias vibrei com a quantidade de vida selvagem que havia por ali, desde macacos, esquilos, pavoes, monitor lizards, gueko lizard, escorpioes e uma especie de cavalo/bovino com cornos que ainda nao percebi que animal era, mesmo depois de pesquisar no google. No primeiro dia acordei com um escorpiao a caminhar na minha cama. Como fiz um voto de nao matar durante 10 dias, tive de livrar-me do bicho como pude, neste caso varrendo-o com uma vassoura. Outro dia encontrei outro escorpiao na casa de banho e uma aranha bem ao estilo tarantula dos quais me livrei varrendo-os para dentro de um balde e atirando-os para a rua. Acho que foi a parte mais stressante do curso pois as instalacoes eram bem modestas e qualquer bicharoco entrava para dentro do quarto. Despois destas peripecias, todos os dias varria o quarto com uma lanterna em todos os cantos para nao ter mais surpresas.
Eu confesso que perdi a nocao dos dias e da passagem do tempo. Entrei muito motivado e tentei dar o meu melhor em tudo o que me ensinaram. Apesar da tecnica de meditacao ensinada ser a Vipassana, na realidade durante o curso sao ensinadas 3 tecnicas de meditacao: Anapana, Vipassana e Metta.
Nos primeiros 4 dias ensinam a tecnica de Anapana. Esta tecnica e uma ferramente indispensavel para comecar a fazer Vipassana. O objectivo desta tecncia e desenvolver a concentracao atraves da respiracao e afinar de tal forma a sensibilidade da mente como eu nunca pensei que fosse possivel. Descobri que tenho uma mente selvagem e por isso sofri bastante irritacao ao tentar concentrar-me, pois na minha cabeca nao parava um chorro de pensamentos. Durante estes primeiros 4 dias o dia 2 foi o pior de todos. As vezes lembrava-me do Homer Simpson quando fala para dentro. Assim estava eu a falar com a minha mente "Cerebro estupido, porque e que nao te calas? Porque e que nao paras de tocar essa musica irritante?... Chhiiuuuu, parraaaaaa...". No final descobri que com toda a gente passou o mesmo e que apenas com presistencia e calma e que se consegue controlar. os pensamentos. O pior de tudo foi estar sentado com as pernas cruzadas durante 10 horas diarias. As dores nas costas e nas pernas sao terriveis, mas tambem isto faz parte da licao. Outro aspecto interessante e que se tem de estar com os olhos fechados e em completo silencio dentro do Dhamma Hall (o local onde se faz a meditacao). Este processo tambem exige muita calma pois intensifica todas as variaveis de paciencia que se requerem, nomeadamente porque toda a gente abre os olhos de vez em quando e olha para o lado e ve o vizinho em perfeita posicao de Budha e pensa"Fogo, sera so a mim que me doem as pernas? Como consegue este gajo estar tanto tempo sem se mexer?". Mais tarde descobri que toda a gente pensa o mesmo de toda a gente. Com o passar dos dias as dores vao sendo menores e no fim ja consegui estar sentado na mesma posicao sem me mexer e sem que as dores me incomodem.
Nos ultimos 6 dias e entao que comeca realmente o curso de Vipassana. Esta tecnica usa as habilidades desenvolvidas com a Anapana. Uma vez que a mente esta completamente concentrada entao pode-se comecar a treinar Vipassana.
Esta tecnica consiste num "scanning" desde o topo da cabeca ate os pes em uma ordem especifica observando as sensacoes em cada e toda parte do corpo. Somos ensinados a observar as sensacoes tal e como elas sao, nao importando se sao agradaveis ou desagradaveis. A mente deve permanecer equanime, i.e deve haver total falta de desejo ou aversao a qualquer sensacao particular. Tal como acontece com a tecnica de Anapana, existem varias etapas. Inicialmente a accao de precorrer todo o corpo e um processo lento e as sensacoes sao mais brutas (isto é, grandes áreas de dor ou aperto no peito, falta de sensibilidade, etc.) Com o progresso, as sensacoes tornam-se mais e mais sutis (uma sensacao de partículas a vibrar) e da velocidade de "scanning" aumenta consideravelmente. Em seguida (se se chegar à fase em que toda a superfície do corpo está coberta de sensacoes subtis - eu ainda nao cheguei mas espero ter a forca de vontade para continuar a praticar e ver se chego), comeca-se a analise de sensasoes dentro do corpo. Eventualmente, com muita pratica e disciplina chega-se a um estado em que todas as sensasoes sao subtis em todo o corpo, tanto no interior e na superficie do corpo, entao e alcancado o estado de bhanga ou dissolucao (ou seja, uma dissolucao do corpo em todas particulas homogneamente). Neste estado, a mente e capaz de transgredir a ilusao de realidade aparente em que o corpo parece solido e imutavel e atinge-se a uniao do corpo e da mente. O objectivo de todo este processo e um pouco complicado de entender, e em todo o momento tem que se estar atento e imparcial, pois segundo a teoria desta tecnica, toda a percepcao do mundo esta na forma como sentimos aversao ou desejo por alguma sensacao, no mais profundo do nosso consciente. Nao sei se entendem, mas e dificil pois como disse tudo se passa a nivel do inconsciente e por mais conscientes que estejamos a ler este texto, muitos dos defeitos de fabrico da nossa mente, dos seus vicios, estao presos no inconsciente e sao ja parte de nos. Todo este processo permite disciplinar a mente a nivel do incosnciente e comecar a ver as coisas como elas sao e nao como a nossa mente as percebe.
No ultimo dia e ensianda a tecnica de Metta. Segundo o professor Goenka (um dos lideres espirituais da India, e o mais conceituado professor de Vipassana do mundo) praticar Vipassana e como fazer uma operacao cirugica a mente. A tecncia de Metta e usada para fechar a ferida e colocar um penso. Consiste em gerar sentimentos de bondade e carinho por todos os seres vivos. Eu nao consegui entender bem esta tecnica, pois e a nivel de pensamentos e nao atraves de um procedimento especifico.
No ultimo dia acaba o "noble silence" e toda a gente pode falar com toda a gente, excepto homens com mulheres, pois a separacao de sexos mantem-se ate ao final do curso. Descobri muitos engenheiros a fazer o curso comigo. Acho que isto da meditacao faz falta a engenharia.
Adorei esta experiencia e abri a mente para outra realidade, a realidade do seu inconsciente e do vasto caminho que ha entre o que se sente e o que se pensa que se sente. E definitivamente algo a explorar e quem tiver hipotese de fazer este curso deve realmente aproveitar a oportunidade.
O espaco onde se realiza o curso esta a cerca de 15 km da cidade de Jaipur e chama-se Dhamma Thali . No centro de um bosque do Rajaquistao so se pode esperar imensa natureza. Todos os dias vibrei com a quantidade de vida selvagem que havia por ali, desde macacos, esquilos, pavoes, monitor lizards, gueko lizard, escorpioes e uma especie de cavalo/bovino com cornos que ainda nao percebi que animal era, mesmo depois de pesquisar no google. No primeiro dia acordei com um escorpiao a caminhar na minha cama. Como fiz um voto de nao matar durante 10 dias, tive de livrar-me do bicho como pude, neste caso varrendo-o com uma vassoura. Outro dia encontrei outro escorpiao na casa de banho e uma aranha bem ao estilo tarantula dos quais me livrei varrendo-os para dentro de um balde e atirando-os para a rua. Acho que foi a parte mais stressante do curso pois as instalacoes eram bem modestas e qualquer bicharoco entrava para dentro do quarto. Despois destas peripecias, todos os dias varria o quarto com uma lanterna em todos os cantos para nao ter mais surpresas.
Eu confesso que perdi a nocao dos dias e da passagem do tempo. Entrei muito motivado e tentei dar o meu melhor em tudo o que me ensinaram. Apesar da tecnica de meditacao ensinada ser a Vipassana, na realidade durante o curso sao ensinadas 3 tecnicas de meditacao: Anapana, Vipassana e Metta.
Nos primeiros 4 dias ensinam a tecnica de Anapana. Esta tecnica e uma ferramente indispensavel para comecar a fazer Vipassana. O objectivo desta tecncia e desenvolver a concentracao atraves da respiracao e afinar de tal forma a sensibilidade da mente como eu nunca pensei que fosse possivel. Descobri que tenho uma mente selvagem e por isso sofri bastante irritacao ao tentar concentrar-me, pois na minha cabeca nao parava um chorro de pensamentos. Durante estes primeiros 4 dias o dia 2 foi o pior de todos. As vezes lembrava-me do Homer Simpson quando fala para dentro. Assim estava eu a falar com a minha mente "Cerebro estupido, porque e que nao te calas? Porque e que nao paras de tocar essa musica irritante?... Chhiiuuuu, parraaaaaa...". No final descobri que com toda a gente passou o mesmo e que apenas com presistencia e calma e que se consegue controlar. os pensamentos. O pior de tudo foi estar sentado com as pernas cruzadas durante 10 horas diarias. As dores nas costas e nas pernas sao terriveis, mas tambem isto faz parte da licao. Outro aspecto interessante e que se tem de estar com os olhos fechados e em completo silencio dentro do Dhamma Hall (o local onde se faz a meditacao). Este processo tambem exige muita calma pois intensifica todas as variaveis de paciencia que se requerem, nomeadamente porque toda a gente abre os olhos de vez em quando e olha para o lado e ve o vizinho em perfeita posicao de Budha e pensa"Fogo, sera so a mim que me doem as pernas? Como consegue este gajo estar tanto tempo sem se mexer?". Mais tarde descobri que toda a gente pensa o mesmo de toda a gente. Com o passar dos dias as dores vao sendo menores e no fim ja consegui estar sentado na mesma posicao sem me mexer e sem que as dores me incomodem.
Nos ultimos 6 dias e entao que comeca realmente o curso de Vipassana. Esta tecnica usa as habilidades desenvolvidas com a Anapana. Uma vez que a mente esta completamente concentrada entao pode-se comecar a treinar Vipassana.
Esta tecnica consiste num "scanning" desde o topo da cabeca ate os pes em uma ordem especifica observando as sensacoes em cada e toda parte do corpo. Somos ensinados a observar as sensacoes tal e como elas sao, nao importando se sao agradaveis ou desagradaveis. A mente deve permanecer equanime, i.e deve haver total falta de desejo ou aversao a qualquer sensacao particular. Tal como acontece com a tecnica de Anapana, existem varias etapas. Inicialmente a accao de precorrer todo o corpo e um processo lento e as sensacoes sao mais brutas (isto é, grandes áreas de dor ou aperto no peito, falta de sensibilidade, etc.) Com o progresso, as sensacoes tornam-se mais e mais sutis (uma sensacao de partículas a vibrar) e da velocidade de "scanning" aumenta consideravelmente. Em seguida (se se chegar à fase em que toda a superfície do corpo está coberta de sensacoes subtis - eu ainda nao cheguei mas espero ter a forca de vontade para continuar a praticar e ver se chego), comeca-se a analise de sensasoes dentro do corpo. Eventualmente, com muita pratica e disciplina chega-se a um estado em que todas as sensasoes sao subtis em todo o corpo, tanto no interior e na superficie do corpo, entao e alcancado o estado de bhanga ou dissolucao (ou seja, uma dissolucao do corpo em todas particulas homogneamente). Neste estado, a mente e capaz de transgredir a ilusao de realidade aparente em que o corpo parece solido e imutavel e atinge-se a uniao do corpo e da mente. O objectivo de todo este processo e um pouco complicado de entender, e em todo o momento tem que se estar atento e imparcial, pois segundo a teoria desta tecnica, toda a percepcao do mundo esta na forma como sentimos aversao ou desejo por alguma sensacao, no mais profundo do nosso consciente. Nao sei se entendem, mas e dificil pois como disse tudo se passa a nivel do inconsciente e por mais conscientes que estejamos a ler este texto, muitos dos defeitos de fabrico da nossa mente, dos seus vicios, estao presos no inconsciente e sao ja parte de nos. Todo este processo permite disciplinar a mente a nivel do incosnciente e comecar a ver as coisas como elas sao e nao como a nossa mente as percebe.
No ultimo dia e ensianda a tecnica de Metta. Segundo o professor Goenka (um dos lideres espirituais da India, e o mais conceituado professor de Vipassana do mundo) praticar Vipassana e como fazer uma operacao cirugica a mente. A tecncia de Metta e usada para fechar a ferida e colocar um penso. Consiste em gerar sentimentos de bondade e carinho por todos os seres vivos. Eu nao consegui entender bem esta tecnica, pois e a nivel de pensamentos e nao atraves de um procedimento especifico.
No ultimo dia acaba o "noble silence" e toda a gente pode falar com toda a gente, excepto homens com mulheres, pois a separacao de sexos mantem-se ate ao final do curso. Descobri muitos engenheiros a fazer o curso comigo. Acho que isto da meditacao faz falta a engenharia.
Adorei esta experiencia e abri a mente para outra realidade, a realidade do seu inconsciente e do vasto caminho que ha entre o que se sente e o que se pensa que se sente. E definitivamente algo a explorar e quem tiver hipotese de fazer este curso deve realmente aproveitar a oportunidade.
Jaipur
O dia antes de comecao o curso e o dia depois, passei-os nas ruas de Jaipur. Esta cidade e muito bonita e a mais limpa que encontrei ate agora na India. Chamam-lhe a Toulouse da Asia, pois tambem e uma cidade cor de rosa. No seculo XIX quando o principe de Gales visitou a cidade o emperador, mandou pintar toda a cidade de rosa como sinal de boas vindas ao principe. Desde entao ficou a sua imagem de marca.
A atraccao principal da cidade esta dentro das mulharas no centro historico. Este sitio esta cheio de bazaars e ruas de comercio. Aqui pode-se encontrar de tudo e uma pessoa perde-se no meio de tanta vida, cores, cheiros e barulhos. E sem duvida um must para quem visita a India e completamente imperdoavel para quem a perde.
Deambular por Jaipur e o melhor que um viajante e/ou turista pode fazer na India e uma das melhores experiencias de exotismo para quem gosta de ver a vida a ser vivida...
O dia antes de comecao o curso e o dia depois, passei-os nas ruas de Jaipur. Esta cidade e muito bonita e a mais limpa que encontrei ate agora na India. Chamam-lhe a Toulouse da Asia, pois tambem e uma cidade cor de rosa. No seculo XIX quando o principe de Gales visitou a cidade o emperador, mandou pintar toda a cidade de rosa como sinal de boas vindas ao principe. Desde entao ficou a sua imagem de marca.
A atraccao principal da cidade esta dentro das mulharas no centro historico. Este sitio esta cheio de bazaars e ruas de comercio. Aqui pode-se encontrar de tudo e uma pessoa perde-se no meio de tanta vida, cores, cheiros e barulhos. E sem duvida um must para quem visita a India e completamente imperdoavel para quem a perde.
Deambular por Jaipur e o melhor que um viajante e/ou turista pode fazer na India e uma das melhores experiencias de exotismo para quem gosta de ver a vida a ser vivida...
WOW!! Do I dare...???
ResponderExcluir-----------------------------------
Mi amor, te aviso que aquí en tu casita está lleno de "bicharocos" que se meten dentro :P